sábado, 30 de janeiro de 2010

Igreja Católica Apostólica Romana

Estava eu assistindo televisão e me surpreendo com a notícia abaixo veiculada pelo Jornal Nacional da TV Globo:

Dom Fernando José é nomeado membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica

E-mail Imprimir PDF
bispo2Ontem, dia 25, no Vaticano, o papa Bento XVI nomeou o bispo de Garanhuns (PE), dom Fernando José Monteiro Guimarães, membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica (Supremo Tribunale della Segnatura Apostolica).
O Supremo Tribunal é um departamento da Cúria Romana e é o Supremo Tribunal da Santa Sé. É composto por um número indefinido de bispos, arcebispos e cardeais nomeados pelo Papa, um dos quais serve como prefeito.
Além de dom Fernando, os outros nomeados foram o cardeal Giovanni Lajolo, presidente do Governo do Estado e da Cidade do Vaticano; o arcebispo Velasio de Paolis, presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, o arcebispo Stanislav Zvolensky, de Bratislava, na República da Eslováquia; e os bispos: Filippo Iannone, de Sora-Aquino-Pontecorvo, Itália, e Ryszard Kasyna, auxiliar de Gdansk, Polônia.






Reportagem retirada do site da CNBB. Link 

Bem surpresa pois é interessante como uma instituição que se baseia em princípios cristãos apresenta um orgão interno que é destinado a realizar julgamentos, uma vez que um dos ensinamentos que aprendi como cristão é que "Não julgueis...". Bem, claro que há de se decidir em uma peleja quem esteja certo ou quem esteja errado, mas isso não é julgar? Isto só é algo para se refletir. Longe de mim querer condenar a igreja até posto minha crítica estaria eu julgando. Bem acredito que o real problema é o seguinte: "Homem nasceu pra querer...", já cantou Raul Seixas. É simples, começa pelo fato de que sempre as pessoas querem ter razão, querem ter um carro novo, querem isso ou aquilo, não interessa. Isso demonstra uma ausência de contentamento, por sua vez isso determina uma inquietude que impede que a pessoa tenha paz, pois a pessoa só pode ter paz se estiver contente, satisfeita. Bem acredito que o princípio da coisa seja bastante simples: "Queres ter paz, deixa que o outro tenha paz.", "Viva e deixe viver.". Enquanto as pessoas acreditarem que o estilo de vida delas é o certo, e que o que o outro faz é errado, vamos continuar caindo no ciclo vicioso, tentativa de obter contentamento na modificação da realidade. Não estou aqui pregando passividade, não desejo que todos sejam "Polianas", que achem que tudo sempre está bem, as mil maravilhas, mas simplesmente que as pessoas não esperem para serem felizes quando tudo estiver como elas querem, sejam felizes hoje independente da situação que estejam vivendo, acreditem que tudo faz parte de um caminho que temos que passar para alcançarmos algo que está além de nossa consciância. Desfrute o dia de hoje como se ele fosse uma benção, desfrute o gole de água como se fosse o único, faz o que te dá satisfação, não dá importância ao dia de amanha, ou melhor não te preocupas com o minuto seguinte, apenas segue. Afinal, estamos aqui pra viver unica e exclusivamente, então ao invez de perder tempo questionando o porque disso ou daquilo apenas segue vivendo... Não deixe de querer, mas não faça com que teu contentamento dependa do teu querer.